Comunidades no DSpace

Selecione uma comunidade para navegar por suas coleções

Agora exibindo 1 - 1 de 1

Submissões Recentes

Item
Projectos de alfabetização: Um diálogo com Paulo Freire
(Journal of Cape Verdean Studies, 2015-04-01) Donaldo Macedo; Paulo Freire
.
Item
UNA PEDAGOGÍA ANTIMÉTODO: UNA PERSPECTIVA FREIRIANA
(Journal Educación XX1, 2000-01-01) Donaldo Macedo
Ante el fracaso educativo, algunos educadores liberales o neoliberales han redescubierto a Freiré como una alternativa a un modelo educacional más conservador. Han reivindicado la pedagogía de Freiré al mismo tiempo que una actitud paternalista hacia aquellos estudiantes o comunidades que intentaban dotarse a sí mismos de poder. Estos educadores y educadoras han intentado también estructurar el debate educativo en base a la competitividad y privatización de las escuelas. Han reducido la pedagogía de Freiré al método, sin tener en cuenta el hecho de que las ideas principales de Freiré trascienden el mero método para guiamos hacia el pensamiento crítico y hacia una toma de conciencia sobre nuestra presencia en el mundo. El método dialógico, entendido como solamente un método, puede consistir en nada más que un mero grupo de terapia. En cambio, si vamos más allá de su contenido metodológico, el diálogo freiriano implica todo un proyecto político dirigido a desmantelar las estructuras opresivas. La pedagogía antimétodo rechaza los rígidos paradigmas metodológicos y nos hace entender el diálogo como una forma de praxis social. En este sentido, el compartir experiencias está enfocado a la reflexión y la acción política. La pedagogía antimétodo nos libera de certezas y especializaciones y estimula nuestra capacidad crítica para entender el mundo y hacemos conscientes de nuestra presencia en él.
Item
Paulo Freire - Intervista Bologna 1989
(Dipartimento di scienze dell’Educazione, 1989) Università di bologna
O vídeo é uma entrevista com Paulo Freire no Dipartimento di Scienze Dell’Educazione, (Dipartimento di scienze dell’Educazione,2015). No qual o educador responde perguntas sobre política e também atos políticos para o processo de libertação.
Item
Paulo Freire e as crianças: um convite à infância
(Revista Inter-Ação, 2021-10-05) Marta Regina Paulo da Silva
Este ensaio propõe um diálogo com Paulo Freire e Ana Flávia, 4 anos, a respeito da escuta e do diálogo com as crianças e com a infância. Infância afirmada, neste trabalho, não como tempo cronológico vivido, mas como condição da própria existência humana. Inspirado na epistemologia inquieta e esperançosa de Freire, é um convite à infância e, com ela, à utopia e à esperança, que alimentam e reafirmam o compromisso ético e a luta por uma sociedade com justiça social e, portanto, com muito mais “boniteza”.
Item
Crianças em situação de acolhimento institucional e o ensino remoto: um olhar desde a epistemologia freiriana
(Revista Estudos Aplicados em Educação, 2021-08-10) Mariana de Almeida de Moura; Marta Regina Paulo da Silva
A pandemia mundial de Covid-19 pautou grandes mudanças na área da Educação. Diante do cenário de distanciamento social, as secretarias de educação adotaram medidas em caráter emergencial para a efetivação do ensino remoto. O presente ensaio propõe uma reflexão acerca das crianças em situação de acolhimento institucional em face a este contexto de ensino remoto. Defende, inspirado na epistemologia esperançosa, inconformada e acolhedora de Paulo Freire, a necessidade de desvelar as (in)visibilidades que marcam as vidas dessas crianças, reconhecendo-as como sujeitos políticos e de direitos, e a educação como um ato político e amoroso que vise à emancipação de todos e todas.