Please use this identifier to cite or link to this item: http://localhost:8080/xmlui/handle/7891/4037
Title: História, crise agrária e os princípios educacionais do movimento dos trabalhadores rurais sem terra no Brasil contemporâneo
Authors: Bauer, Carlos
Issue Date: Sep-2006
Publisher: Instituto Paulo Freire - Espanha/ V Encontro Internacional do Fórum Paulo Freire
Citation: BAUER, Carlos
Abstract: Estamos preocupados em estudar e estabelecer, neste trabalho, algumas relações entre educação e poder. O mesmo se inspira na perspectiva de contribuir, mesmo que modestamente, com a construção de um projeto pedagógico humanista, num mundo onde predominam a ideologia e os interesses de classe da burguesia, que foram impregnando as concepções culturais e as representações sociais no cotidiano das práticas escolares. A relação entre educação e as temáticas mais variadas da vida social e, em particular da política, é ilimitada. Postura invariável assume as elites, para quem quaisquer projetos educacionais prendem-se exclusivamente as suas próprias necessidades econômicas. Na contemporaneidade tardia, sua ofensiva se assenta internacionalmente no bojo de um grande arcabouço ideológico, com uma impressionante campanha midiática, na defesa de uma pretensa modernidade, do paraíso em terra da sociedade de mercado, da progressiva abolição das barreiras alfandegárias, do mais amplo afastamento da interferência do Estado na economia e do fim das utopias sociais.
Description: Apresentado no V Encontro Internacional do Fórum Paulo Freire, realizado na cidade de Valência, Espanha, durante os dias 12 e 15 de setembro de 2006.
URI: http://acervo.paulofreire.org:8080/xmlui/handle/7891/4037
Appears in Collections:Artigos

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
FPF_PTPF_01_0696.pdf107.14 kBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.