Referências freireanas para a formação de educadores

Data
2006-09
Título da Revista
ISSN da Revista
Título de Volume
Editor
Instituto Paulo Freire - Espanha/ V Encontro Internacional do Fórum Paulo Freire
Resumo
O presente artigo destaca a importância e atualidade que assume a teoria freireana ao inspirar processos de formação de educadores no Brasil e em muitos países em todo o mundo. Sua produção se insere no âmbito das discussões realizadas na Cátedra Paulo Freire da Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, como resultado do diálogo estabelecido entre os autores ao compartilhar reflexões acumuladas em suas experiências de participação em processos de formação de educadores em quatro diferentes regiões brasileiras: norte, sudeste, sul e nordeste, respectivamente Pará, São Paulo, Paraná e Alagoas. Em sua íntegra, o artigo analisa como as categorias centrais do pensamento freireano, práxis, diálogo e politicidade na educação, se constituem como elementos fundantes na formação de educadores e educadoras sintonizadas com o tempo presente.
Descrição
Apresentado no V Encontro Internacional do Fórum Paulo Freire, realizado na cidade de Valência, Espanha, durante os dias 12 e 15 de setembro de 2006.
Palavras-chave
Citação
SANTOS, Adriana Regina de Jesus; OLIVEIRA, Elda Damásio de; SEPULVEDA, Francisca Gorete; POSSANI, Lourdes de Fátima P.; HAGE, Salomão Mufarrej
Coleções