O Lugar da Interdisciplinaridade Ressignificada no Discurso de Paulo Freire, no Âmbito da Formação do Educador, Como um Dispositivo de Ação Para a Transformação Social.

Data
2006-09
Título da Revista
ISSN da Revista
Título de Volume
Editor
Instituto Paulo Freire - Espanha/ V Encontro Internacional do Fórum Paulo Freire
Resumo
A presente comunicação constitui um recorte de uma investigação que está a ser realizada e tem por objetivo trazer à reflexão questões atinentes ao lugar da interdisciplinaridade ressignificada no discurso de Paulo Freire.Importa, pois, refletir sobre as possibilidades e os limites de se produzir conhecimentos com base numa possível epistemologia da interdisciplinaridade numa perspectiva dialógica de educação proposta por Paulo Freire. No que diz respeito à estrutura deste texto, reflete-se inicialmente sobre o lugar da interdisciplinaridade ressignificada no texto freireano, procurando identificar nuanças e/ou aspectos desta, tendo como categorias básicas de análise o diálogo e a autonomia. Em seguida, reflete-se sobre a importância da interdisciplinaridade na formação do educador, sob a égide do pensamento freireano, com vistas à transformação social.
Descrição
Apresentado no V Encontro Internacional do Fórum Paulo Freire, realizado na cidade de Valência, Espanha, durante os dias 12 e 15 de setembro de 2006.
Palavras-chave
Citação
SILVA, Maria de Fátima Gomes da
Coleções