Entrevistas

URI Permanente para esta coleção

Navegar

Submissões Recentes

Agora exibindo 1 - 20 de 100
  • Item
    Entre Exilet Bresil conversations avec Paulo Freire
    ([s. n,], 1997-05-02) Freire, Paulo; Gauthier, Tolini; Babin, Pierre; Peuples du Monde; IDAC; Minvielle, Yvon; Macedo, Donaldo; Campos, Marcio d’Olne; Lefeuvre, André; Morais, Fatima
    Entre Exilet Bresil conversations avec Paulo Freire
  • Item
    Dialogando con Joan Romero González sobre Paulo Freire: El valor transformador de la educación, la formación permanente y a lo largo de la vida
    (Creativity and Educational Innovation Review, 2020-01-01) Reig, Laura Peris; González, Joan Romero
    Dialogando con Joan Romero González sobre Paulo Freire: El valor transformador de la educación, la formación permanente y a lo largo de la vida.
  • Item
    Paulo Freire volta a trabalhar no Brasil em agosto
    ([s.n.], 1900-01-01) Freire, Paulo; Jornal da Educação
    Paulo Freire volta a trabalhar no Brasil em agosto
  • Item
    Conversando con Paulo Freire
    ([s.n.], 1900-01-01) Freire, Paulo
    Conversando con Paulo Freire
  • Item
    Conscientisation and liberation: a conversation with Paulo Freire
    (Instituto de Ação Cultural - IDAC, 1900-01-01) Freire, Paulo; Instituto de Ação Cultural
    Conscientisation and liberation: a conversation with Paulo Freire
  • Item
    Accion Cultural Libertadora
    ([S. l.: s. n.], 1900-01-01) Freire, Paulo; Desconhecido
    Accion cultural libertadora
  • Item
    An interview with Paulo Freire
    ([s.n.], 1900-01-01) Freire, Paulo; Shallcrass, Jack
    An interview with Paulo Freire
  • Item
    Paulo Freire entrevistador por One World
    (1980-07) Freire, Paulo; One World
    Trata-se de um entrevista de Paulo Freire a One World, em 1980, nesta o educador reflete sobre suas experiências no Conselho Mundial das Igrejas.
  • Item
    Entrevista: Paulo Freire
    (Revista Veja, 1979-06-20) Freire, Paulo
    Trata-se de uma entrevista de Paulo Freire concedida a Claudius Ceccon em Genebra na Suíça.
  • Item
    Encontro com Paulo Freire
    (Ligia Chiappini Moraes Leite, 1978-12-08) Freire, Paulo; Leite, Ligia Chiappini Moraes; Faúndez, Antônio
    "Esta entrevista com Paulo Freire é produto lateral de uma pesquisa em desenvolvimento sobre o ensino da literatura,' projeto que nasceu basicamente de uma certa insatisfação com o tipo de trabalho que tenho desenvolvido como professora de teoria literária na Universidade de São Paulo, e que, por isso mesmo, tende a concentrar-se numa reflexão crítica sobre os cursos de Letras no contexto da universidade brasileira. [...] Revendo a entrevista como um todo, transcrita no papel, percebi que, no final, o caráter arbitrário das questões fora corrigido (bem como a sua natureza demasiado teórica), pelo sentido do presente e do concreto que Paulo Freire soube preservar, e que deu ao conjunto da conversa um acabamento a uma atualidade suficientes para justificar esta publicação. Pois, no início, não prevíamos a publicação. A entrevista era um instrumento de trabalho destinado a ficar nos meus arquivos. Só depois de verificar que ela ganhara uma forma autônoma, arredondando-se na história que traça das origens ao presente( e que é a história de uma obra e a histeria de uma vida), resolvi propor a Paulo Freire que a publicaremos. Finalmente, é preciso dizer que concorreu muito para esse caráter informal e, paradoxalmente, acabado da entrevista, a presença e a participação do prof. Antonio Faundez, colega chileno que, tendo feito algumas observações críticas extremamente pertinentes às minhas questões, foi convidado por mim (com o consentimento de Paulo Freire) a participar da discussão. O que resultou extremamente produtivo, porque alia-se, aos seus conhecimentos teóricos, à prática que teve na ampliação do método Paulo Freire, no Chile e em Moçambique. Feliz coincidência, entre outras menos felizes, como aquela que faz dele e de Paulo Freire representantes dos inúmeros intelectuais punidos por terem tentado colocar seu pensamento e sua ação a serviço do desenvolvimento do seu país."
  • Item
    Ein interview mit prof. Paulo Freire, Genf von Jürgen vom Scheidt
    (Jürgen vom Scheidt, 1977-11) Freire, Paulo; Scheidt, Jürgen vom
    Trata-se de uma entrevista de Paulo Freire, em alemão, concedida a Jürgen vom Scheidt que é um escritor alemão , psicólogo e professor de escrita criativa .
  • Item
    Freire speaks on Freire
    (Church & Comunity, 1974-06) Freire, Paulo
    "Paulo é conhecido por todos nós aqui pelos seus escritos e pela sua reputação e lembro-me que hoje cedo disse que não veio com nenhuma receita, que possa ser sobreposta como em qualquer sociedade. Mas, é nossa tarefa criar aqui o tipo de sociedade e o tipo de sistema educativo que serve o tipo de sociedade que queremos e, durante este fim-de-semana, vamos ter as nossas próprias conversas sobre o edu-cation da Nova Zelândia e a sociedade neozelandesa. Estamos felizes por estar aqui para participar na nossa conversa e para comentar, a partir da sua experiência, o que estamos a dizer. É particularmente significativo para nós dar-lhe as boas-vindas, porque reúne a preocupação de ser um educador, bem como de ser uma pessoa do pan do mundo que estamos a vir para ouvir mais da América Latina. Estamos a descobrir aí, algumas ferramentas para compreender a nossa sociedade. Vem também como uma pessoa que não é apenas um pensador mas, um fazedor e para muitos de nós existe uma dicotomia entre o pensar e o fazer que nos preocupa (às vezes espero). O que queremos fazer esta noite Paulo é ouvir de ti e de como vieste aqui estar, algumas das aventuras que tiveste e algumas das coisas que aprendeste no caminho. Paulo, gostaria de te perguntar como vieste a fazer as descobertas sobre educação e sociedade que se tornaram familiares para nós através da tua escrita?"
  • Item
    Freire on free space
    (New Cihizan, Methodish, 1974-05-30) Freire, Paulo
    "O Professor Freire, consultor em educação do Conselho Mundial de Igrejas, conduziu dois seminários em Auckland e Wellington durante a sua curta visita à Nova Zelândia. Descreve-se a si próprio como um -ser muito doméstico- que adoraria estar em casa com a sua esposa e filhos, mas o objectivo da sua visita era partilhar algumas das suas ideias sobre educação, que alguns neozelandeses conhecem dos seus livros “Pedagogia do Oprimido", e “Ação Cultural para Liberdade”. Escreveu 'Pedagogia do Oprimido", disse, pensando que seria lido apenas por estudantes e professores latino-americanos que seriam capazes de compreender a linguagem sofisticada utilizada. Ele esperava imprimir uma edição de apenas 5000 exemplares. Mas um amigo teólogo de americano disse-lhe que valia a pena traduzir e em 1970 a primeira edição apareceu nos Estados Unidos. Foi agora traduzida em 10 línguas, incluindo grego e swahili."
  • Item
    Interview with Paulo Freire
    (Institute of Cultural Action, Geneva, IDAC Document, 1973) Freire, Paulo
    Trata-se de uma entrevista de Paulo concedida ao Instituto de Ação Cultural em 1973.
  • Item
    Diálogo con Paulo Freire
    (Departamento de Publicación y Documentación, Centro de Planificación y Acción Ecuménica - CEPAE, 1971) Freire, Paulo
    "Todas as discussões e todas as polémicas no campo da educação a nível mundial, e particularmente no contexto latino-americano, sobre uma pedagogia libertadora, fazem referência direta e obrigatória a Paulo Freire. Porque é que este fenómeno está a acontecer? Qual é a mensagem, qual é a contribuição deste pedagogo para a educação? O que há de novo e importante no seu trabalho? O Centro de Planeamento e Ação Ecuménica, na sua tarefa de contribuir para o desenvolvimento do nosso país, com base numa compreensão objetiva da nossa realidade e ação ecuménica, recolheu nesta brochura algumas das obras mais importantes sobre Paulo Freire e o seu método de educação popular. Os seus principais objetivos residem num esforço para que ele e o seu trabalho sejam conhecidos pelo povo dominicano, em particular. Para este fim, escolhemos uma série de obras e entrevistas que são publicadas pela primeira vez num único volume e que não estão à disposição do público em geral porque apareceram quase inteiramente em revistas especializadas estrangeiras."
  • Item
    Education for awareness: a talk with Paulo Freire
    (Risk, 1970-11-15) Freire, Paulo
    Trata-se de uma entrevista de Paulo Freire realizada em Genebra, Suíça, concedida a Risk em 1970.
  • Item
    Rencontre avec Paulo Freire
    (1997-03-01) Freire, Paulo; Lefeuvre, André; Morais, Fátima
    André Lefeuvre e Fátima Morais (delegada brasileira na FIMEM) tiveram a oportunidade de perguntar a Paulo Freire sobre seu trabalho pedagógico com as classes menos favorecidas da sociedade brasileira.
  • Item
    Entretien avec Paulo Freire
    (2018-11-07) Freire, Paulo; Minvielle, Yvon
    A entrevista é precedida por uma apresentação detalhada da vida e obra de Paulo Freire por Yvon Minvielle.
  • Item
    L’éducation pour la libération
    (1971-01-01) Freire, Paulo; Badin, Pierre
    Entrevista com Paulo Freire dirigida por Pierre Babin sobre o significado que as pessoas envolvidas em processos educacionais dão à educação.
  • Item
    Entrevista de Paulo Freire para o Jornal dos Professores
    (Jornal dos professores Sindicato dos professores de São Paulo, 1991-12) São paulo, Jornal dos professores Sindicato dos professores de